Debate de 2º turno: candidatos à prefeitura de Porto Velho trocam acusações e apontam propostas
25/10/2024
Participaram os candidatos Léo (Podemos) e Mariana Carvalho (União Brasil). Debate teve duração de mais de uma hora e meia e foi dividido em quatro blocos. Candidatos à prefeitura de Porto Velho no debate do 2º turno
Mateus Santos/g1
Os candidatos à Prefeitura de Porto Velho, em Rondônia, Léo (Podemos) e Mariana Carvalho (União Brasil) participaram de debate de segundo turno promovido pela Rede Amazônica nesta sexta-feira (25), em que debateram propostas sobre segurança, saúde e infraestrutura.
O g1 transmitiu o debate ao vivo, pelo site. A mediação foi feita pelo jornalista Júlio Mosquéra
No primeiro turno das eleições, Léo (Podemos), teve 25,65% dos votos, e Mariana Carvalho (União Brasil), ficou com 44,53%.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da Rede Amazônica, em Porto Velho. O debate foi dividido em quatro blocos:
no primeiro e terceiro, os candidatos tiveram 10 minutos cada um para debater sobre temas de livre escolha;
no segundo e quarto, cada um contou com 5 minutos para debater temas determinados;
e também no quarto, 1 minuto e 30 segundos para cada um fazer suas considerações finais.
Um sorteio realizado antes do debate definiu que Mariana seria a primeira a falar no primeiro bloco e no quarto, Léo abriu o segundo bloco e iniciou as considerações finais.
Primeiro bloco - tema livre
No segundo turno das eleições em Porto Velho, Léo Moraes e Mariana Carvalho se enfrentaram em um debate acalorado, abordando temas cruciais como saúde e segurança pública.
Mariana Carvalho (União) foi a primeira a falar; ela usou cerca de cinco minutos para falar com o público e se apresentar como "continuidade de uma gestão" e refutar supostas falas do candidato de momentos anteriores. Em seguida, a candidata perguntou se Léo (Podemos) se ele conseguiria apontar três feitos do atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB). Léo respondeu e citou tópicos como melhorias na infraestrutura e iluminação pública, mas com ressalvas.
"Eu reconheço que muitas coisas avançaram em relação ao que tínhamos anteriormente e precisa avançar muito mais. Nós vamos manter o que deu certo e vamos melhorar muito o que não tem dado certo", responde.
Em seguida, os candidatos começaram a debater sobre segurança, a partir da pergunta de Léo. Ambos falaram sobre as propostas de guarda municipal. Os candidatos também falaram sobre saúde. Mariana destacou sua proposta de levar a cidade a um novo patamar de saúde, enfatizando a necessidade de transparência e confiança da população.
"Quero levar Porto Velho a um outro patamar, especialmente em saúde. Precisamos ser sinceros com o eleitor e reconhecer o que foi feito de bom."
Segundo bloco - tema determinado
2º turno: confira o 2º bloco do debate com os candidatos à prefeitura de Porto Velho
No segundo bloco os candidatos discutiram a saúde pública em Porto Velho, enfatizando propostas para melhorar o sistema. Léo criticou a atual gestão da saúde, citando a falta de medicamentos e atendimento e prometeu implementar um plano de ação emergencial para aumentar a cobertura de saúde.
"Nos primeiros três meses, nós vamos conseguir consertar as máquinas, colocar mais médicos e garantir remédios, que são fundamentais para a sobrevivência do nosso povo."
Por sua vez, Mariana defendeu a ampliação do programa Saúde da Família, afirmando que irá garantir medicamentos para todos e aumentar a presença de equipes nas comunidades, além de planejar a construção de um hospital municipal.
"Na nossa gestão, vai ter remédio para toda a população e vamos ter a farmácia em casa, levando medicamentos aos que não conseguem se locomover", apontou a candidata.
As discussões se intensificaram com Mariana respondendo às críticas de Léo, ressaltando sua experiência como deputada federal e o trabalho que realizou para melhorar a saúde. Ela também abordou a importância do diálogo e da confiança com a população. O debate refletiu as diferentes abordagens de cada candidato para os problemas enfrentados na saúde de Porto Velho, deixando claro que as propostas para a cidade se baseiam em visões bastante distintas.
"Quero saber porque a senhora votou contra a farmácia popular que entrega remédios pra todo o Brasil, inclusive pra nossa Porto Velho", perguntou Léo.
Terceiro bloco - tema livre
2º turno: Confira o 3º bloco do debate com os candidatos à prefeitura de Porto Velho
O terceiro bloco do debate foi marcado por um intenso confronto entre os candidatos, com foco em gestão pública, segurança no trânsito e assistência social. O candidato Léo (Podemos) enfatizou sua experiência e resultados na redução de acidentes e mortes no trânsito, mencionando iniciativas como o Disque Vida e a diminuição de taxas no Detran.
Mariana Carvalho (União), por sua vez, defendeu suas ações e propôs novas medidas, como investimentos em sinalização e atenção ao trânsito desde a educação infantil. Ela acusou o candidato de mentir e de não ter utilizado adequadamente o orçamento do Detran, questionando sua capacidade de gestão.
"Eu lamento muito porque a senhora fica chamando os outros de mentiroso... conseguimos apresentar o projeto técnico que foi aprovado e diminuímos 20 taxas no Detran", respondeu Léo.
Quarto bloco - tema determinado
No quarto bloco do debate, os candidatos Léo e Mariana Carvalho discutiram propostas sobre saúde e infraestrutura, especialmente no apoio às mães e crianças com necessidades especiais e o avanço na pavimentação asfáltica de Porto Velho.
Mariana Carvalho, questionada por Léo sobre o compromisso com o atendimento psicoemocional para mães atípicas, afirmou que pretende criar um centro multidisciplinar para cuidar de crianças com necessidades especiais, incluindo terapias precoces e espaços de inclusão social. Léo, por sua vez, enfatizou sua autoria de leis estaduais em favor dos autistas, como a Carteira do Autista e a reserva de vagas prioritárias em estabelecimentos comerciais.
O debate seguiu com discussões sobre asfalto e drenagem em Porto Velho. Confira:
Considerações finais
A ordem da considerações foi definida em sorteio. Confira na íntegra:
Léo (Podemos)
2º turno: Considerações finais de Léo (Podemos)
"Tudo que tem acontecido na minha vida, nas pessoas que nos acompanham, quero agradecer antes de qualquer coisa a Deus, agradecer a minha família, a Erika, a Maite, quero agradecer também as minhas enteadas filhas, a Sofia, a Livia, Sofia, nós vamos passar juntos por tudo, Deus já te recuperou. Quero agradecer a toda a população que nos abraçou num momento tão importante e tão necessário, a gente tem olhado e tem conversado com quem realmente precisa de suporte, tem muita maquiagem e tem pouco trabalho, tem muita acusação, tem muita mentira, tem muito jogo baixo, que me adianta ter um sorriso bonito e tanta crueldade por trás, a gente não vai fazer política dessa maneira, na pior das hipóteses nós vamos conversar com todo mundo, servidores públicos que precisam de valorização, concurso a todas as pessoas, como eu sempre digo, não existe marinheiro que não passe pela tormenta, pela tempestade, pra valorizar cada centímetro que nós vamos avançar em terra Obrigado a vocês que querem mudar e mudar com capacidade de gestão, realmente. Mudar em defesa da população e não de um grupo empresarial ou alguma panela. A gente precisa fazer muito mais do que isso. Eu sou grato por tudo e podem ter certeza, por onde eu passei, eu fiz a diferença. Fui sempre o parlamentar mais atuante e o nosso caminho sempre foi estreito, mas nos permitiu dormir em paz, tranquilo. A minha família, o meu respeito aos meus pais, sempre os amei e sempre vou os amar. E eu não aceito que faltem com respeito com quem não está aqui para se defender. É Léo, é 20, é para mudar nesse domingão".
Mariana Carvalho (União)
2º turno: Considerações finais de Maria Carvalho (União)
"Muito obrigado a todos vocês que nos acompanharam e acredito que vocês tiveram a oportunidade de ver a diferença entre os dois candidatos. Domingo será uma escolha importante pelo futuro da nossa cidade e se você me dar esse voto de confiança, eu terei a oportunidade de ser a prefeita que vai revolucionar a saúde pública com sensibilidade, com amor e principalmente com muito respeito a toda a população de Porto Velho. Tenho parcerias importantes para que a gente possa fazer obras necessárias como anel viário e a entrega do nosso hospital municipal, que será referência. A rodoviária está aí, quase pronta, fruto do nosso trabalho. Se fiz muito como deputada, terei a oportunidade de continuar fazendo muito mais como prefeita. Obrigada a vocês que estiveram no primeiro turno ao nosso lado e você que está indeciso, compare, conheça, vá na internet e busque informações, tem muita mentira e muita fake news por aí. Todos os dias sou vítima, inclusive o candidato. O candidato tem usado muito a força de segurança para poder nos intimidar mas aqui eu quero dizer a você preciso do seu voto de confiança para que domingo a gente possa começar uma nova história para porto velho principalmente na saúde pública com atenção e com cuidado meu muito obrigada a todos os veedores eleitos aqueles que concorreram como candidato dessa forma deixa o meu voto é 44 mariana carvalho prefeita de porto velho muito obrigado aos dois candidatos o debate com os candidatos a prefeito de porto velho chega ao fim a rede amazônica agradece a presença dele".